segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Maratona ciclística: Natal/Alexandria


Maratona ciclística: Natal/Alexandria
Viagem de bicicleta, rumo a cidade de Alexandria/RN, partindo de Natal/RN, nesta terça-feira, dia 06 de novembro de 2012. Com os seguintes participantes: Haroldo Mota e Moab Felipe. A largada acontece às 15h da loja Bike Aventura. A maratona ciclística como batizamos tem um percurso de 380km, e será finalizada num período de 24h.
 


Resgate histórico
No ano, de 1862, meu tataravô João Crisóstomo Bezerra Cavalcante de Albuquerque, vindo do estado de Pernambuco com sua família, adquire a fazenda do “Olho d'Água Grande”, situada hoje, no município de Alexandria, para residência da sua família.
Motivos
Considerada a segunda edificação mais antiga do município de Alexandria, a casa grande da fazenda do “Olho d’água Grande”, completa em 2012, cento e cinqüenta anos de edificação.
Sobre a cidade de Alexandria
Localiza-se no interior do estado do Rio Grande do Norte, situa-se na microrregião de Pau dos Ferros e mesorregião do Oeste Potiguar, há uma distância de 380km da capital do estado. A população foi estimada no ano de 2011 em 13.487 habitantes, pelo IBGE. A sede do municipio tem uma temperatura média anual de 28,1°C e a vegetação do município predominam a caaatinga hiperxerófila e a floresta caduficólia.


Sobre as denominações do lugar
Há duas versões para o primeiro topônimo do lugar. O primeiro, relacionadas com o serrote dos arredores da cidade, cuja conformação anatômica lembra uma fêmea gestante, de modo que passou a ser conhecida por Serra da Barriguda.


A outra, pela existência, no olho d’água perene da serra, de uma árvore conhecida como Pé de Barriguda, da família das bombacáceas.
O nome de Alexandria buscou-se homenagear a esposa do então governador do Estado na época a ilustre senhora Alexandrina Barreto Ferreira Chaves, nascida na região.
Emancipação política
O município de Alexandria foi desmembrado dos municípios de Pau dos Ferros e Martins no dia 7 de novembro de 1930, e a cerimônia de instalação se deu no dia 15 de novembro, com significativa solenidade acompanhada da população e da banda de musica municipal.
Residências mais antigas do município
Na zona rural, destacam-se duas residências mais antigas do município. A que desperta mais atenção por sua beleza arquitetônica foi construída em 1862, era a residência do então deputado provincial João Crisóstomo Bezerra Cavalcanti de Albuquerque para sua família, na fazenda do “Olho d’Água Grande”.
A casa
Foi incluída no projeto “Inventário dos Bens Imóveis do Estado”, executado pela Fundação José Augusto na década de 80, em convênio com o Ministério da Cultura.
O Jornal “A Republica”
Em matéria intitulada “Estado começa a conhecer bens culturais imóveis que possui”, publicada no Jornal “A Republica”, edição de 28 de janeiro de 1987. O arquiteto Paulo Heider Forte Feijó, coordenador do projeto, tece os seguintes comentários sobre a antiga residência:
Exemplifica perfeitamente as condições sócio-econômicas, vigentes então, onde a zona rural exercia hegemonia da riqueza sobre a cidade”.
Arquiteto Paulo Heider Forte Feijó
“Pelo esmero construtivo, pelo requinte na decoração que esta casa ostenta, não é igualada por nenhuma outra edificação de sua época nas cidades circunvizinhas de então. Sua platibanda apresenta baixos relevos executados em escaiola, revestimento em cal tão liso e resistente quanto o azulejo. Vale salientar que esse azulejo é encontrado em raríssimas edificações no Estado, feitas por mestres vindos do Recife e cuja técnica se perdeu no tempo”.
Quadro da Família
Abaixo o quadro da família Bezerra Cavalcanti de Albuquerque


 
Serviço

Maratona ciclística: Natal/Alexandria - 380km 24h
Data: 06 e 07.11.12
Percurso: Natal/Alexandria/RN
Saída: Loja Bike Aventura
Horário: 15h
Distância: 380km
Tempo: 24h
Participantes
Haroldo Mota e Moab Felipe
Realização
Ong Baobá
Apoio
Visual ID
Loja Bike Aventura
Aphoto
Soluti
João Araújo/Forever
Prefeitura de Alexandria
Evetech
Contato
Haroldo Mota (84)9927.6555
Moab Felipe (84)9942.5435
haroldofmota@gmail.com

2 comentários:

  1. Você sabe de qual região de Pernambuco é o seu tataravô?? meu avô é um Bezerra Cavalcanti, e os pais dele eram da região de Penedo/AL. Até 1817, Alagoas era Pernambuco. rsrsrs. provavelmente somos da mesma família.

    ResponderExcluir